Dr. Fernão CRM-GO 8923 / CRM-DF 11.951
 

O que é ?  

O balão intragástrico é inserido no estômago por endoscopia, sendo o paciente liberado do hospital em poucas horas. É procedimento não cirúrgico e menos invasivo. Não afasta o paciente de sua rotina.

Balão intragástrico é um dispositivo de silicone que faz parte de todo um sistema de tratamento para emagrecimento ou prevenção de obesidade. Seu volume é de 400 à 700 ml insuflado com soro fisiológico e azul de metileno.

Seu mecanismo de efeito é causar sensação de saciedade precoce e prolongada, ocupando metade do volume funcional do estômago. Ajuda na ingestão de uma quantidade menor de alimentos e no aprendizado de um estilo de vida mais saudável.

Todo esse sistema ou programa de tratamento se resume em: importante ajuda dada pelo balão intragástrico, desenvolvimento de uma orientação alimentar para emagrecimento, acompanhamento psicológico, prática regular de atividade física, desenvolvimento de uma orientação nutricional para melhoria dos hábitos alimentares e manutenção de resultado.

O acompanhamento multidisciplinar é imprescindível. A adesão do paciente às mudanças de hábitos de vida definem o sucesso a longo prazo. 

Quem pode fazer ? 

O tratamento é aprovado para pacientes a partir de sobrepeso de 27 kg/m².

 Está indicado para pacientes com IMC maior que 35 kg/m² que tenham já indicação para cirurgia bariátrica porem não aceitam se submeter a tal procedimento cirúrgico.

È utilizado em grandes obesos (IMC maior que 50 kg/m²) para promover emagrecimento e melhoria de suas condições clínicas, inclusive preparando para uma cirurgia bariátrica mais segura.

Decidi colocar o balão, e agora? 

O primeiro passo é agendar uma consulta em nosso serviço onde você irá tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

Agende sua consulta: Goiânia (62) 3293-1826 / Brasília (61) 4063-8107

 
Agende sua Consulta e Tire suas Dúvidas

Goiânia: (62) 3293-1826
Brasília: (61) 4063-8107


Nome

Por favor, digite seu nome completo.
Telefone

Por favor, digite seu telefone.
E-mail

Endereço de email inválido.
Observações

Entrada Inválida



Por que fazer conosco? 

Veja Aqui!

Equipe

Prev Next
Dr. Fernão

Dr. Fernão Cirurgião

Nutricionista

Nutricionista

Médico

médico

Psicólogo

Psicólogo

Preparador físico

Preparador físico

Clínicas

clinica-goias Goiânia – Rua Jose Pereira de Andrade (ant. R5) Qd. R.9 Lt: 27 nº 240 Setor Oeste . clinica-df Brasília - Cl. Armando Cunha, Centro Cl. Sudoeste - SHCSW Lt. 03-04 Setor Sudoeste, 2º andar, sala 243 (ao lado do HFA)

Dúvidas Frequentes

1. Preciso perder peso porém tenho um estilo de vida ruim no que se refere aos hábitos alimentares e sedentarismo. O balão pode me ajudar?

R: O balão poderá te ajudar no emagrecimento porém a manutenção dos resultados é dependente da melhoria dos hábitos alimentares e prática de atividade física regularmente.

2. O balão intragástrico pode me ajudar na melhoria dos hábitos alimentares e prática de atividade física regularmente?

R: A mudança de estilo de vida é indispensável para obter resultados duradouros de emagrecimento. O balão intragástrico associado ao acompanhamento médico, psicológico e nutricional podem ajudar nesta mudança de estilo de vida, além do importante empenho pessoal de cada paciente para aderir ao tratamento.

3. Realizei cirurgia de redução de estômago e voltei a engordar pois não melhorei meu hábitos alimentares e a pratica regular de atividade física. O balão pode me ajudar?

R: Não é possível pois o gastroplastizado tem seu estômago alterado no seu formato e tamanho. Seu novo estomago não pode mais “receber” um balão intragástrico.

4. Para obter resultado a longo prazo no tratamento balão intragástrico é necessário melhoria no estilo de vida. Se realizar uma cirurgia como a redução de estômago, eu necessito melhorar também meu estilo de vida?

R: Sim. Todo e qualquer tratamento para emagrecimento desenvolvido pela medicina necessita de mudança no estilo de vida para o sucesso a longo prazo, Seja ele cirúrgico ou não cirúrgico.

5. Como é colocado o balão?

R: Enquanto que outros procedimentos para a obesidade são cirúrgicos, a colocação do balão é feito por endoscopia (ou seja, é um tratamento clinico, procedimento ambulatorial realizado com leve sedação). Por ser procedimento clinico é procedimento de alta segurança.

6. Quais os riscos de colocação e retirada de um balão?

R: Após uma correta avaliação médica, os riscos de colocar ou retirar um balão gástrico são os mesmos de um procedimento rotineiro de endoscopia. O balão é considerado um procedimento de alta segurança.

7. Como funciona o balão?

R: O balão tem como efeito causar restrição alimentar, ou seja, satisfação precoce e duradoura. A intensidade deste efeito varia no decorrer de todo tratamento, ou seja, o acompanhamento regular com a equipe multidisciplinar é indispensável para obter o melhor resultado que o seu balão pode lhe oferecer. A adesão do paciente é de fundamental importância para a eficácia do tratamento.

8. Vou sentir alguma reação adversa após a colocação do balão?

R: Nas primeiras 72 horas após a colocação do balão é comum sentir enjôo e desconforto abdominal. Isto ocorre porque o organismo precisa se adaptar a presença do mesmo. Pode ocorrer também desidratação leve facilmente revertida com a abordagem correta.

9. Quanto tempo posso ficar com o balão?

R: De 4 a 6 meses.

10. De que é composto o balão intragástrico?

R: O balão é feito de silicone e preenchido com 400 a 700 ml de soro fisiológico e azul de metileno.

11. Quando posso iniciar as atividades físicas após a colocação do balão?

R: Existe uma regra que pode ser alterada a critério do médico. Na primeira semana: sem atividade física. Da segunda semana ao final do segundo mês: atividade física leve (exemplo: caminhadas) com a maior frequência possível. A partir do segundo mês: aumentar a intensidade da atividade física conforme seu condicionamento permitir.

12. Com o balão não vou mais sentir fome?

R: O balão não tira a fome, o balão produz maior saciedade com uma menor quantidade de alimentos.

 
 
 
LiveZilla Live Help


            Horário de Atendimento
: das 08:00 as 18:00